mais info
0800 819 9999

Notícias

Notícias

21/10/2020

Grupo LM patrocina o projeto Arte em Casa

Arte em Casa estreia com apresentação gratuita, patrocinada pelo Grupo LM, das peças Surf no Caos e Chiquita com Dendê

A escritora e dramaturga Aninha Franco e a atriz Rita Assemany lançam o projeto Arte em Casa República AF, conectando a cultura com o público através do meio digital. Fruto da parceria dessas duas artistas consagradas da cena teatral baiana, o espaço virtual vai apresentar as peças Surf no Caos e Chiquita com Dendê. Com patrocínio do Grupo LM, a estreia dos espetáculos nesse novo formato será transmitida gratuitamente pelo YouTube nos dias 23 de outubro e 6 de novembro, respectivamente.

No ano em que completa 40 anos de teatro, Rita Assemany precisou se reinventar com a pandemia, apostando em uma nova ferramenta para se comunicar com o público. “Eu já passei por várias transformações na minha carreira, saindo de um teatro comercial para um popular e depois para a República AF, que é um espaço pequeno e intimista, onde encenava para um público reduzido de 20 pessoas. Agora veio essa ras

teira grande da pandemia e o desafio de fazer arte online. Estou aprendendo, é estimulante e instigante”, conta a atriz.

Para ela, a arte online vai continuar no novo normal após a pandemia, exigindo que os artistas se adaptem para criar nessa nova linguagem sem perder a intimidade com o público. Por outro lado, a tecnologia traz a vantagem de ampliar o acesso à arte, quebrando as barreiras geográficas e possibilitando novas construções.

Para a sócia-fundadora do Grupo LM, Aurora Mendonça, o projeto proporciona um maior alcance para a produção artística ao mesmo tempo que reconhece a sua relevância para a formação da sociedade. “O Grupo LM sempre acreditou na importância de investir na arte como uma ferramenta de transformação da sociedade. Nesse momento em especial, entendemos que os esforços devem ser redobrados para fomentar a cultura, valorizando a arte e fornecendo um conteúdo rico, diverso e de qualidade para o público”, pontua Aurora Mendonça, diretora patrimonial do Grupo LM.

A ação também busca apoiar a classe artística nesse cenário de incertezas.  Durante os espetáculos, serão arrecadadas doações pa

ra a classe artística. O recurso será distribuído pela República AF para os profissionais, principalmente para quem atua nos bastidores dos teatros. “Essa ação é um presente para toda a classe artística. Vivemos da nossa bilheteria e ficamos sem chão com a pandemia. Muitos artistas estão em situação de vulnerabilidade, principalmente quem trabalha nos bastidores. Eles perderam a fonte de renda e não sabem quando vão poder voltar a trabalhar como antes, por isso a importância desse movimento de contribuição para os artistas”, afirma Aninha Franco.

Espetáculos – Estreando o projeto, em 23 de outubro, o monólogo Surf no Caos escrito por Aninha e dirigido e interpretado por Rita Assemany reflete sobre a existência humana e as lutas em nome da liberdade. Unindo diversas linguagens, como vídeo e fotografia, a peça faz uma homenagem à arte e à poesia.

Já Chiquita com Dendê, com estreia prevista para 6 de novembro, faz referência a identidade peculiar da Bahia, que conserva sua personalidade na gastronomia, religiosidade e nas artes. A peça encena esta singularidade através da dramaturgia de Aninha Franco, da interpretação de Rita Assemany, e da participação especial do compositor e violonista Rudnei Monteiro. O espetáculo é uma sátira cheia de delicadeza, sobre como esta Bahia foi construída do século 16 ao 21. A atriz, baianíssima, conta e canta os encantos e desencantos de ser baiano.

Após as estreias gratuit

as, patrocinadas pelo Grupo LM, as duas peças continuarão em cartaz no canal da República AF, com venda de ingressos pelo Sympla.

Com 40 anos de mercado, o Grupo LM é formado pelas empresas LM Frotas, Bravo Caminhões e Ônibus, AuraBrasil e Santo Antônio Patrimonial. A companhia tem atuação nacional nos segmentos de gestão e locação de frotas, aluguel de plataformas aéreas e venda de caminhões. Com o objetivo de promover e preservar o patrimônio cultural do país, o Grupo LM patrocina projetos artísticos, fomentando a economia criativa brasileira. Neste contexto, já foram apoiadas diversas iniciativas, como o livro “Semiótica”, do artista plástico Bel Borba, o projeto “Aos Olhos de Caymmi” em homenagem ao centenário do artista, a exposição fotográfica e livro homônimo “Cairu, Cidade do Sol”, do fotógrafo Rui Rezende e o memorial A Casa do Rio Vermelho.

 | Serviço |

 Espetáculo: Surf no caos

Estreia: sexta-feira, 23 de outubro, às 20 horas

Transmissão: canal da República AF no YouTube

Espetáculo Gratuito

 

Espetáculo: Chiquita com Dendê

Estreia: sexta-feira, 6 de novembro, às 20 horas

Transmissão: canal da República AF no YouTube

Espetáculo Gratuito


Ir para o topo