mais info
0800 819 9999

Notícias

Notícias

11/04/2016

Comitê de Pessoas e Organização fortalece governança corporativa do Grupo LM

A governança corporativa* é o sistema através do qual as organizações são dirigidas e incentivadas de forma a aumentar a sinergia entre seus departamentos estratégicos (entre eles, as diretorias e conselhos administrativos), seus integrantes e demais stakeholders.

Quando implantada nas organizações, contribui para a qualidade da gestão, o aumento da credibilidade, a solidez dos negócios e a facilidade de acesso a recursos diversos. Um dos focos do Grupo LM em 2016 é a ampliação da governança corporativa. A fim de alcançar este objetivo, um dos grandes aliados é o Comitê de Pessoas e Organização, fundado em 2012 para alinhar a gestão das unidades de negócio (LM Frotas, Bravo Caminhões e AuraBrasil) às estratégias corporativas do Grupo LM. Desde então, foram desenvolvidas estruturas organizacionais orientadas para o fortalecimento das boas práticas de governança, como a criação do Conselho Executivo, além de terem sido implementadas políticas e projetos em benefício dos integrantes do Grupo LM. Diante da necessidade de ampliar a sua atuação, em outubro de 2015, o Comitê de Pessoas e Organização passou a focar também na uniformização de processos internos.

Na esfera corporativa, cabe ao Comitê pensar em estratégias de reforço da cultura organizacional, aprovar a estrutura administrativa das empresas do Grupo LM, uniformizar procedimentos organizacionais, entre outras atribuições. No que tange a pessoas, as principais funções incluem a criação de diretrizes para o desenvolvimento dos seus integrantes. O departamento de Recursos Humanos adquire um papel estratégico com a implantação de políticas e acompanhamento da gestão de pessoas nas unidades de negócio.

Presidido pela sócia-diretora do Grupo LM, Aurora Mendonça, o Comitê de Pessoas e Organização é composto por mais sete integrantes: Luiz Mendonça Filho, presidente do Grupo LM; Simone Pino, conselheira Executiva do Grupo LM; Eduardo Magalhães, diretor Executivo da LM Frotas e AuraBrasil; André Passos, diretor Corporativo; Alessandra Lobo, gerente Geral da Bravo Caminhões e Ônibus; Reveca Cardonski, gerente Jurídica e de Recursos Humanos do Grupo LM; e Liane Quintella, coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas do Grupo LM.

Políticas – Algumas políticas do Grupo LM estão em processo de revisão a partir de um cronograma que engloba seis áreas. São elas: Pessoas (SSMA, remuneração, desenvolvimento de pessoas, uso de veículos, viagens), Comunicação Corporativa (comunicação e marca), Tecnologia da Informação (segurança da informação), Finanças (investimentos), Operações (suprimentos, reembolso de quilometragem e telefonia), além das políticas de Ordem Geral, que trata do próprio Código de Conduta.

*Conceito definido pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC)


Ir para o topo