mais info
0800 819 9999

PATROCÍNIO CULTURAL 

O Grupo LM patrocina projetos com o objetivo de fomentar a economia criativa brasileira. A promoção e preservação do patrimônio cultural do país (imaterial e material) é o grande foco das ações dentro da área. Assim, o Grupo LM proporciona a livre circulação de conteúdo artístico de qualidade, entregando à sociedade a chance de ter contato com toda esta produção.

2015

Exposição  de Cancões Ilustradas – “Aos Olhos de Caymmi”

O projeto  homenageia o cantor, compositor, poeta e multi-artista Dorival Caymmi a partir da apresentação de uma faceta ainda pouco conhecida do grande público: o Caymmi pintor. Uma exposição itinerante composta por ilustrações de Dorival Caymmi para 10 (dez) músicas de sua autoria, além de textos, fotografias e conteúdos afins, passará pelas cidades de Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro.

2014

A Casa do Rio Vermelho

O Memorial foi implantado na casa onde viveu por 40 anos o escritor e sua família. A obra e o espírito do escritor, retratam e colaboram para construção do patrimônio imaterial baiano e brasileiro, valorizando assim a cultura popular. A Casa do Rio Vermelho permitirá ao público compreender um pouco mais sobre vida e obra do artista, valorizando assim nosso saber.

Projeto “Aos Olhos de Caymmi”

Em homenagem ao centenário do artista,  um álbum foi lançado contendo gravuras desenhadas pelo próprio Dorival, que ilustram canções como “Marina”, Rosa Morena”, “Vatapá” e “João Valentão”. No total, são 11 ilustrações e um disco exclusivamente gravado pelo cantor Danilo Caymmi. este material é uma nova publicação de um caderno lançado em comemoração aos 70 anos do artista, pela FUNARTE, em 1984.

2013

“A Caixa não é de Pandora”

O espetáculo teatral “A Caixa não é de Pandora” comemora os 30 anos de carreira de Andrea Elia Neves e tem com premissa o “desnudar” da alma feminina e o desejo de conhecer esta mulher contemporânea que vive o dilema entre a família e o trabalho, a realização pessoal e os padrões sociais.

Livro “Semiótica”, do artista plástico Bel Borba

O livro, lançado ao final do ano de 2013, conta com mais de 800 gravuras que traduzem todo o processo criativo desenvolvido durante décadas pelo artista plástico baiano, renomado internacionalmente.

2012/2013

Iaba 

No ano de 2012 o Grupo LM lançou, em parceria com o Instituto Carybé, o único conto literário redigido pelo artista plástico Hector Paride Bernabó (Carybé). Com título de “Iaba”, o projeto foi o primeiro passo dentro da parceria fechada com a organização de terceiro setor, detentora dos direitos do artista.

Confira um trecho do livro: “A vida de Antônio está na boca do mundo. Foi um embrulho de saias, cozida de brigas e temperada com o amor de muitas cabrochas. Era inimigo pessoal do trabalho, gostava de bem vestir, beber, jogar capoeira e, sobre todas as coisas, gostava de amar. E por tanto amar estrepou-se um monte de vezes. Conceição, Lurdes, duas Zezé, cinco Marias, Arminda e uma porção mais, porque ao certo ninguém sabe quantas foram, nem ele. Seu caso mais extraordinário foi o de Iaba e tudo se deu por causa de Cecília que tomou o lugar de Zulmira-Marrom.”

Exposição “100 x 100 – Carybé ilustra Jorge Amado”

Como extensão desta ação, um projeto de itinerância artística foi desenvolvido e financiado via Lei Rouanet (lei federal de incentivo à cultura) com o nome de “100×100 – Carybé ilustra Jorge Amado”, levando obras do artista a quatro municípios localizados em territórios de identidade cultural do estado da Bahia – Feira de Santana, Ilhéus, Salvador e Cairu -, com o objetivo de retirar dos grandes centros urbanos a produção artística.

2011

Cairu, Cidade do Sol

Exposição fotográfica e lançamento de um livro homônimo, que mostram toda a beleza do município arquipélago, sua cultura, economia e estilo de vida dos seus habitantes. Além disso, o livro traz um pouco das belezas naturais da região de Morro de São Paulo, Barra Grande e Boipeba, praias localizadas no município. Fotografia e patrimônio natural se misturam num projeto único, do fotógrafo baiano Rui Rezende.

 

 


Ir para o topo